Apesar de repercutir a informação de que os casos ativos de covid-19 no Brasil e na Bahia voltaram a crescer, no território do sisal composto por 20 municípios o que se viu nas duas ultimas semanas foi redução nos casos e algo jamais visto desde que começou a pandemia, 7 deles com zero caso ativo. O último a zerar foi Valente cuja publicação ocorreu na manhã desta sexta-feira, 24, no boletim epidemiológico.
Valente chegou a esta data de zero caso ativo depois de conviver com a doença que teve o primeiro registro em 15 de abril de 2020, ou seja, 17 meses e 23 dias, tendo inclusive a triste marca de ser considerado o epicentro da doença na região.
Valente registrou de 15/03/20 até 22/09/21, 3.194 casos, destes, 3.165 estão recuperados e 29 morreram. Apenas 3 casos são considerados suspeitos e aguardam resultado do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado da Bahia (LACEN).
Em Valente morreu uma pessoa para cada 110 infectado, correspondente a uma taxa de letalidade de 0,90%, mais baixa que a do estado da 2,17%, o Nordeste 2,44% e o Brasil 2,78%.
Na expectativa de zerar os casos ativos na região também está Serrinha que no seu último boletim apresentou apenas dois casos.
O município considerado ‘fora da curva’ pela quantidade de casos no território do sisal é Araci, 35. O segundo com mais caso é Santaluz com 12. Os demais, além dos ‘zerados’: Cansanção, Nordestina, Quijingue, São Domingos, Lamarão, Biritinga e agora Valente, estão na casa de um dígito em relação a casos ativos.
Fonte: CN
Nenhum comentário:
Postar um comentário